SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Palavra Solta – meninos no riacho



*Rangel Alves da Costa


Já era entardecer quando cheguei à passagem molhada do Riacho Jacaré. Ali pertinho, a um passo do centro da cidade, entre a beirada da pista e a porta de entrada para o Alto de João Paulo. Não poderia deixar de fazer uma visitinha. Aliás, nem poderia ser diferente, pois desde o sábado pela manhã que pessoas perguntavam se eu já havia ido lá. Sabem que sou amante da natureza, sabem que tenho verdadeira adoração pelo rio que passa pela minha aldeia, também sabiam que certamente eu gostaria de fotografar aquelas águas chegadas com as chuvas nas cabeceiras. As pessoas me conhecem, graças a Deus. Botei chinelo no pé e segui até lá. Logo avistei uma meninada espalhando alegria por cima da passagem molhada (e molhada mesmo, pois as águas passando por cima). Mas não estavam só brincando, mas muito mais em pescaria. Afoitos com a minha chegada, logo começaram a mostrar os peixinhos pescados com a mão mesmo. Eles se acocoravam no beiral da passagem, sentiam os peixinhos logo abaixo e então lançavam as mãos na rapidez que só criança sabe fazer. Uma cena muito parecida com as descritas por Jorge Amado e seus meninos de rua se banhando no cais. Mas aqueles meninos, tão alegres e tão cheios de vida, eram apenas uns contentes com as águas de seu e rio que, quando cheio ou escorrendo vida, passa beirando os seus quintais. E fiquei ali ao lado deles, assim como se fosse um menino também. E sou!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: