SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

DONA ZILDA E SEU JOÃO: “ASSIM NA VIDA COMO NA MORTE”


*Rangel Alves da Costa


Apenas 14 dias se passaram do adeus de Dona Zilda, para que Seu João, talvez não suportando a dor da partida, seguisse ao encontro de sua amada, depois de casados por mais de sessenta anos. Os filhos e netos, nem sempre compreendendo as forças do destino, redobraram as lágrimas e os prantos pela triste proximidade na despedida dos seus.
Mas Seu João, ele mesmo profundamente enlutado pelo sofrimento inseparável, já havia confessado que não conseguiria viver sem sua Zilda e desejava ir logo ao encontro daquela que ao seu lado conviveu por mais de 60 anos. Na sua feição e no seu semblante, uma dor suportada apenas pela presença dos seus, pois sempre rodeado por netos e bisnetos.
Era como se estivesse desfalecendo sem nenhum mal repentinamente surgido. E talvez como consequência desse sofrimento dilacerante, mais um triste acontecimento, poucos dias após do adeus de sua amada. No mesmo caminho da primeira partida, também a segunda despedida, tudo como se um seguindo o outro num encontro marcado noutra existência.
Eis os indecifráveis mistérios na vida e na morte, no amor e na separação, no adeus e na despedida. Quem diria que aquele casal, tão poço-redondense como o natural do lugar, pois já na terra sertaneja desde mais de quarenta anos, avistado sempre ali à porta de casa, debaixo do sombreado do pé de pau e sempre na companhia de filhos, netos e amigos, de repente se tornasse apenas em saudade?
Verdade que Dona Zilda já vinha convalescendo desde que uma enfermidade lhe acometera, mas ainda perto dos seus e de Seu João, seu esposo. Quando de sua partida, foi como se as cadeiras fossem esquecidas dentro de casa e apenas Seu João de vez em quando, nos entardeceres sertanejos, continuasse sendo avistado ali sentadinho, em silêncio profundo, com olhar triste e distante, nas lonjuras que somente ele poderia desvendar, mas certamente mirando ainda a face do retrato maior em sua vida: Dona Zilda.
E continuamente chorava, todos os dias pranteava sua saudade. Mas a dor da saudade já se fazia dilacerante demais. Somente sabe a dor da separação pela morte aquele cuja vida se partira em pedaços pela partida de sua outra vida. Assim estava Seu João, apenas a melancolia em pessoa, apenas a tristeza e saudade num ser ainda vivente. Mas não suportou. Estenderam-lhe a mão e partiu.
Espantados, tomados de novo e doloroso grito, os filhos não acreditaram que tamanha dor pudesse ocorrer em tão pouco tempo. Os filhos não compreenderam, contudo, que o destino assim escrevia a história de duas vidas com ponto inicial e final numa só página. Mas as outras páginas contam uma história tão bela e de um amor tão profundo que é difícil conhecer em corações tão humildes e sertanejos.
Assim, na proximidade dos dias, partiram Zilda Alcântara Patriota, mais conhecida como Dona Zilda, no dia 10 de dezembro, e João Luiz da Silva, comumente conhecido como Seu João, este no dia 24 de dezembro de 2017. O casal teve seis filhos, dezessete netos e onze bisnetos. Beto Patriota, Márcia, Mércia e Edna, são alguns dos filhos deste casal que semeou história e deixou saudades em Poço Redondo.
Partiram, porém deixaram uma prole valorosa para a vida sertaneja. Não apenas nos sobrenomes, mas nas qualidades essenciais em pessoas que dignificam serem da frondosa raiz de Dona Zilda e de Seu João.
Assim, entre estes, o mesmo amor e a mesma união, perante a vida, perante a morte. E juntos agora no sagrado lar.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: