SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 26 de novembro de 2017

TANTO E TODO SEXO


*Rangel Alves da Costa


Nos templos sagrados, pelas sacristias, nos monumentos antigos, nas entranhas, paredes e portais de colossais construções, até mesmo em sarcófagos, em tudo uma desmedida arte sexual.
Todas as posições sexuais, das mais singelas às mais bizarras, das mais rotineiras às mais esdrúxulas, talhadas, pintadas ou desenhadas em cavernas, em grandiosidades arquitetônicas da antiguidade, em mosteiros, em palácios e santuários.
Livros, revistas, manuscritos, códigos, manuais, guias, páginas e mais páginas não só contendo o sexo em todas as formas como descrevendo as conveniências e os entraves de cada posição do ato amoroso, ou do verdadeiro embate entre corpos sedentos ou forçados aos prazeres.
Prostitutas, moças, rainhas, princesas, mulheres casadas, amantes, meretrizes de luxo, tudo numa imensa listagem daquelas que fama fizeram pelos seus dotes sexuais, modos de agir profissionalmente ou seus casos amorosos de alcovas e escondidos.
Bacanais da nobreza, festins da carne pelos imensos salões, surubas descomunais, orgias estarrecedoras, perversões de toda ordem, um mundo de reis, rainhas e burgueses, e até religiosos, numa só depravação. O sexo pelo sexo, apenas. O prazer pelo prazer, apenas.
O Kama Sutra ilustra bem essa aptidão desenfreada ao sexo. Este famoso livro sobre o desejo e a propensão humana ao sexo, tornou-se manual de libertinagem pela detalhada ilustração contendo múltiplas posições sexuais. Mas o que horroriza a muitos, apenas uma normalidade rotineira muito além dos bordéis.
Os bordéis, aliás, sequer se comparam aos demais quartos e locais de prazer. As aptidões e as ofertas das prostitutas, por serem quase como ritualísticas de posição a posição, são até inocentes demais perante o que celibatários e conservadores costumavam fazer nos seus escondidos. Se assim com os ditos castos, impossível de se imaginar entre os verdadeiros depravados.
A história testemunha a depravação absoluta de classes tão poderosas como famintas por sexo. Messalina não escondeu de ninguém sua devassidão. Rainhas poderosas somente eram felizes por causa de seus inúmeros amantes, e muitas vezes se entregando sem constrangimento algum perante a realeza. Ora, nos festins reais, tanto se comia da mesa como de debaixo das roupas.
A verdade é que o sexo causou guerras, derrubou impérios, enlouqueceu reis e rainhas, burgueses e nobres, sacerdotes e serviçais. Os haréns comprovam o tamanho da sede e da fome perante as carnes novas e escolhidas entre as que desejassem. As escadarias dos templos sagrados serviam como pontos para o comércio do sexo, e aquelas mulheres vistas até como prometidas dos deuses.
Está, pois, no percurso da história do sexo, a demonstração maior de que, ao menos com relação ao prazer da carne, nunca houve um período característico ou diferenciado do outro, apenas numa sequência de aprimoramento daquilo que é desejado desde os primórdios. Quer dizer, o sexo sempre esteve em máxima evidência em todo tempo e era.
Portanto, termos como prostituição, erotismo, pornografia, libertinagem, devassidão, meretrício, bacanal, orgia, depravação, vagabundagem, corrupção da carne, fornicação, luxúria, pecado, adultério, lascívia, sempre estiveram em alta na história. E quanto mais o sentido apelativo do sexo mais a afluência das pessoas.
Significa dizer, por fim, que o que se tem hoje como explosão sexual ou quase uma geral liberalização do prazer carnal, nada mais é que um percurso que se prolonga desde os tempos mais antigos. Ora, o sentido do sexo é o mesmo. Ainda que se fale em libertinagem, nada comparável ao que já estava talhado nos templos e desenhado naquele famoso livro de posições sexuais, o Kama Sutra.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: