SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 7 de novembro de 2017

DOS DIZERES E DAS SABEDORIAS


*Rangel Alves da Costa


Há um velho provérbio sertanejo que é verdadeiro livro aberto: “O homem devia ser igual a cavalo na estrada: freia assim quando percebe a presença de coisa ruim. Bem assim a pessoa devia cortar caminho diante do que não presta”.
Os provérbios, ou sentenças morais, conselhos ou expressões populares de conteúdo simbólico, são sempre recheados de sabedorias, ainda quando carregados de gracejos.
Pelos sertões, lá nas distâncias matutas de onde vim, os provérbios vagueiam no passo das gerações. Mesmo os modismos desenfreados não possuem o dom de afastar as lições repassadas como precaução ou norteamento de conduta.
O velho Leobino, ou simplesmente Velho Lió,  talvez possa ser visto como o rei das sentenças e dizeres matutos. Dizem que ainda possui, e devidamente guardado debaixo do colchão de capim, um caderno repleto de sabedorias. E tudo criado por ele mesmo.
Mas nada escrito por sua mão. Continua analfabeto de pai e mãe, como se diz por lá. Vai matutando sentenças e pede ao neto que coloque tudo em papel. E depois guarda o caderninho com todo cuidado.
Certa feita, perguntado por que guardava aqueles escritos se não sabia ler uma só palavra, o Velho Lió simplesmente respondeu que sua falta de leitura não significava que desconhecesse suas sentenças. Bastava lançar o olhar sobre qualquer uma e fazia a leitura que bem entendesse.
E eis o que ouvi certa vez, e logicamente depois que o convidei até um pé de balcão e ofereci uma boa dose de casca de pau. Depois de duas talagadas da casca de angico na infusão de muitos dias, o velho passou a palha de milho pelo lábio ressequido, ajeitou o fumo, fez o cigarro de palha e depois começou a soltar das suas.
“Gemido de cancela é chegada ou partida. Mas se a estrada estiver empoeirando nem esquente o café que o larápio já levou seu cavalo”.
“Mulher que se arruma toda e se perfuma dos pés à cabeça e depois vai correndo pra janela ou porta de casa, certamente que não está esperando que seu marido vá lhe dar um cheiro. O coitado ainda fica pensando que ela está esperando a procissão passar”.
“Cuscuz ralado que não cheira e café torrado que não perfuma no ar, nem de pacote bom deve ser. Bem assim é a bondade demais que depois vai tirando proveito de tudo. Melhor não aceitar do que se finge de bom para não ter de retribuir a quem não presta”.
“Quanto mais velhos o pote e a moringa mais a água é doce de se beber. Mas também não precisa quebrar a cuia nova se não estiver com fome. Melhor fazer como aquele que só come quando está com fome de não mais suportar. Então come farinha seca com rapadura de lamber os beiços”.
“Por tudo na vida evite o político. Não lhe abra a porta, não lhe estenda a mão, evite cumprimentá-lo, passe distante de onde um estiver bordejando. Nunca lhe prometa nem diga que vai pensar em ajudar. Se não fizer assim nunca vai ter sossego na vida e vai sentir remorso pelo resto dos tempos”.
“Moça velha quando levanta a saia é igual a jumenta nova quando levanta o rabo. As duas estão querendo coisa, só que a jumenta é menos afoita e perigosa, ainda que dê coice de vez em quando”.
“Não sei por que a pessoa embebeda. Se a primeira cachaça é do santo, a segunda é da pessoa e da terceira em diante não sabe mais de quem é, então a danada da pinga devia ficar espalhada e não pesar tanto no juízo de apenas um”.
“Quando o mandacaru se dobrar de secura é sinal de que até o calango já morreu. E homem que ainda estiver de pé é porque enlouqueceu pensando que sol é chuva”.
“Menina nova e interesseira possui astúcia do diacho. Vê num velho um bonitão e vê no novo bonito a coisa mais feia do mundo. É que seu olhar é para o bolso e não para a feição em si”.
E assim as lições, os provérbios, os dizeres que vão passando de boca em boca. E tudo com suas verdades. O fundamento maior é sempre o que se tem e se observa no dia a dia e no comportamento do povo.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: