SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 15 de outubro de 2017

DESERTAS DISTÂNCIAS


*Rangel Alves da Costa


Neste último fim de semana de feriado, já de viagem marcada para participar de um grandioso evento, eis que peguei a estrada saindo de Sergipe e seguindo em direção a Floresta, no estado de Pernambuco.
O evento referido dizia respeito ao Cariri Cangaço Floresta (Centenário de Nazaré do Pico) e que foi realizado dos dias 12 a 15 passados. O Cariri Cangaço reúne um grupo de estudiosos, pesquisadores e escritores, que em determinadas ocasiões, em localidades e estados diferentes, debate temas relacionados ao fenômeno cangaço, ao messianismo, ao beatismo, à cultura popular e à religiosidade, dentre tantos outros. Desta feita, a localidade escolhida foi Floresta e seu distrito Nazaré do Pico.
Pessoas de quase todo o Brasil se reúnem a cada evento e todas vindas de diferentes estados do Brasil. Percorrem centenas de quilômetros para participar das festividades, dos eventos, das visitas, dos debates e outros eventos. E eu saí de Sergipe, mais de perto da cidade sertaneja de Poço Redondo, juntamente com cinco pessoas exatamente para, mais uma vez, participar de tão importante momento histórico e cultural. E assim por que já tive oportunidade de participar do Cariri Cangaço Exu, também em Pernambuco.
A viagem em si já se torna um grande aprendizado. Muitas vezes distante demais, cansativa, pois sempre em veículo, mas com aproveitamento de cada passo rodado, principalmente pelo fato de conhecer novas terras, novas fronteiras, feições diferenciadas em uma mesma região nordestina. Não raro, as placas indicativas dos municípios circunvizinhos vão despertando interesse tamanho de conhecê-los que logo surge o interesse de seguir um pouco mais somente para conhecer de perto aquele desconhecido lugar. Mas desta vez seguimos numa só direção. Mas igualmente de forma surpreendente.
Após Sergipe, atravessando o São Francisco, adentra-se nas Alagoas para somente depois chegar a terras pernambucanas. As paisagens nordestinas são caracterizadas pela vegetação seca, esturricada, com grande predominância de cactáceas e plantas rasteiras e ressequidas. Parece mais uma só vastidão desolada e triste. Contudo, a situação se agrava mais ainda quando por longos caminhos não se avista sequer uma moradia, um bicho, um pé de gente, absolutamente nada. Foi assim que ocorreu no sertão pernambucano grande parte desta última viagem.
A desolação é tamanha que amedronta. Deveras, seguem-se por quilômetros e mais quilômetros, vinte, trinta, cinquenta, sem avistar ao menos um vestígio de presença humana. Tudo deserto, tudo seco, tudo no chão bruto, tudo queimando de sol e afastado de tudo. Terras certamente com donos, mas nenhuma moradia, nenhum curral, nenhuma fonte, nenhum bicho pastando, nem um animal atravessando a pista. E eu comentava como deveria ser acaso alguém sozinho num veículo tivesse o desprazer de ter um pneu furado ou qualquer peça do veículo quebrada. Seria o fim do mundo.
Também comentei da fama daqueles lugares desertos, desolados e desconhecidos nos seus interiores. E por isso mesmo lugares escolhidos para as viagens cangaceiras cortando os sertões, mas também para os confrontos com as volantes no encalço dos bandoleiros. No meio do mundo seco, por entre mandacarus e xiquexiques, pontas de paus e espinhos graúdos, as emboscadas, as trocas de tiros, as guerras abertas e o sangue dando cor àquele cinzento da secura da terra.
Aquela região ficou famosa pelas passagens de cangaceiros e volantes, mas também como esconderijo de malfeitores e outros renegados. Ali chegavam e ali adentravam pela desolação das paisagens e pelas dificuldades de serem alcançados, pois somente tendo muito a fazer é que alguém poderia se propor a entrar naquele mundo de tristeza e solidão e passar dias e noites fugindo de tudo. Mas certamente que uma situação que doía na alma somente pela hostilidade e pela estranheza brutal a cada beirada de estrada e mais além.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: