SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 30 de julho de 2017

Palavra Solta - “um Lampião se apagou, outros Lampiões ficaram...”


*Rangel Alves da Costa


De vez em quando ouço a música Lampião Falou, de autoria de Aparício Nascimento e Venâncio, e magistralmente interpretada por Luiz Gonzaga, o nosso Rei do Baião. E cada vez que eu a ouço mais a tenho não só preciosidade musical como retrato renovado de nossa realidade social. Tratando sobre Virgulino Ferreira da Silva, o Capitão Lampião, a letra mostra como uma confissão do cangaceiro ante a imagem criada e propagada após sua morte. Diz que foi apenas um homem que lutou e que morreu por uma causa, mas também que nunca foi o bandido que tantos insistem fantasiá-lo. O mais importante: os verdadeiros bandidos estão aí, no dia a dia presente, como se o mundo estivesse tomado de sanguinários cangaceiros. Eis, então, o que diz a letra: “Eu não sei por que cheguei, mas sei tudo quanto fiz, maltratei fui maltratado, não fui bom, não fui feliz, não fiz tudo quanto falam, não sou o que o povo diz. Qual o bom entre vocês? De vocês, qual o direito? Onde esta o homem bom? Qual o homem de respeito? De cabo a rabo na vida não tem um homem perfeito. Aos 28 de julho eu passei pro outro lado, foi no ano 38, dizem que fui baleado, e falam noutra versão que eu fui envenenado. Sergipe, Fazenda Angico, meus crimes se terminaram, o criminoso era eu e os santinhos me mataram, um Lampião se apagou, outros lampiões ficaram. O cangaço continua de gravata e jaquetão, sem usar chapéu de couro, sem bacamarte na mão, e matando muito mais, tá cheio de Lampião. E matando muito mais, tá assim de Lampião. E matando muito mais na cidade e no sertão. E matando muito mais, tá sobrando Lampião”.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: