SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 12 de julho de 2017

Palavra Solta - cuscuz com ovos


*Rangel Alves da Costa


Gosto de cuscuz e muito mais de cuscuz com ovos. Na verdade, cuscuz é bom de todo jeito, até sem acompanhamento algum, bastando que seja de milho ralado ou que a farinha de milho seja boa, que ao menos faça lembrar o milho. Sou daqueles, pois, que tem verdadeira paixão por cuscuz. Não me atrevo mais a pensar em cuscuz ralado em quintal e depois preparado em fogão de lenha pela impossibilidade de que assim seja. As cidades interioranas não possuem mais cuscuz ralado, só a farinha pronta e fácil demais de preparar. Mas ainda recordo das manhãs de milho sendo ralado, do aroma perfumado no seu amarelado, bem como do cheiro bom da tripa assada, do ovo frito ou de qualquer carne sendo preparada para acompanhamento. Há quem dispense isso tudo, bastando que tenha manteiga boa ou mesmo leite com nata para derramar por cima. Cuscuz é bom de todo jeito. Mas, como dito, prefiro com ovos fritos, na manteiga, e depois espalhados por cima das fatias. Uma comida simples, barata, apetitosa e autenticamente nordestina, senão de feição sertaneja. Por isso que mesmo na cidade grande o meu senso sertanejo não me faz afastado de seu sabor. E ao cuscuzeiro eu vou com tamanha vontade que mais parece que é todo meu. Não como um inteiro não, mas que dá vontade isso dá.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: