SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

“EU AMO PADRE MÁRIO CÉZAR DE SOUZA”



*Rangel Alves da Costa


Há no Facebook um grupo público denominado “Eu amo Pe. Mário Cézar de Souza”. E como capa uma bela fotografia onde Padre Mário está em campo aberto, porém rodeado de amigos, dentre devotos, sertanejos e vaqueiros montados em seus belos cavalos.
Sentado na sua inseparável cadeira de rodas, de calça azul e camisa clara, o tão conhecido semblante do Padre Mário: o sorriso mesmo taciturno. Avista-se ainda Geovanete logo atrás e a devota-mor Marizete com um braço levemente estendido no umbro do Pastor do inusitado. Niltão está um pouco mais ao lado, e certamente vai aboiar, pois um microfone preparado à mão.
Eis a capa do grupo. Mas qual o real significado desse grupo, para que ele surgiu, o que realmente motivou sua existência? Certamente para que amigos fizessem postagens com conteúdos relacionados à Paróquia de Poço Redondo e principalmente ao homenageado. E assim acontece. Mas também Padre Mário - ainda que possua uma página sua - acrescenta textos e imagens maravilhosos.
Contudo, creio que a cada dia um participante do grupo deveria justificar, através de palavras e testemunhos, os reais motivos da existência da página no Facebook, escrevendo pequenos textos que espelhassem o real significado de Padre Mário para a vida religiosa dos grandes sertões e suas veredas.
Por que Padre Mário parece raiz nascida e fincada na terra sertaneja? Por que Padre Mário ama tanto o seu povo e pelo seu povo é tão amado? Por que Padre Mário tem a voz da montanha e da profundidade da terra árida? Por que Padre Mário um dia partiu e um dia retornou para jamais partir, segundo o desejo do povo?
E mais: Por que Padre Mário não é apenas o Padre Mário Cézar de Souza, mas aquele São Francisco de pássaro ao umbro e flores de cacto à mão, aquele que se compraz em receber para o diálogo, que sente prazer em sentar em grandes rodas para falar sobre céus e profundezas? Por que Padre Mário, ao invés da mansidão da palavra sacerdotal, celebra aos brados as alegrias e os sofrimentos da vida?
Também sou seguidor do grupo “Eu amo Pe. Mário Cézar de Souza”. De vez em quando vejo compartilhado por lá alguma coisa que escrevo sobre o meu amigo Padre Mário. Mas agora farei diferente, pois tentarei eu mesmo justificar o porquê do nome do grupo.
Eu amo Padre Mário por que o amor amado é como retribuição de todo o amor devotado. Nosso Pastor é o próprio Paulo, apóstolo de Cristo, quando se dirige aos Coríntios: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
Eu amo Padre Mário por que sou o menino que brinca em seu quintal, por que sou o menino que com ele divide fruta madura caída do pé, por que com ele brinco de soltar papagaio e de escrever nas nuvens. Ora, Padre Mário também é um menino de coração traquina e festeiro.
Eu amo Padre Mário por que ele diz a verdade sem arrogância na palavra, por que ele acende fogueiras nos corações sem soltar fagulhas que façam sofrer, por que ele apunhala o mal a ser combatido sem respingar temores nos seus devotos. Amo Padre Mário por que ele não é outro senão ele mesmo.
Eu amo Padre Mário por que aprendi a amar quem não nega um sorriso, um abraço, uma palavra. Eu amo Padre Mário por que sei onde ele está e que posso chegar e ser recebido com carinho e ternura. E por que ele tem a minha voz quando me fala no olhar e por que ele tem a voz da montanha quando fala à minha alma e ao meu espírito.
Eu amo Padre Mário. E você?


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: