SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CAMINHANDO NO MATO


*Rangel Alves da Costa


Sou sertanejo de nascimento, assim tão da terra quanto o calango e o preá, acaso este ainda encontrado. Também quanto o mandacaru, o facheiro e o xiquexique, que ainda reinam imponentes a cada passo do mundo sertanejo. E mais ainda igual ao caboclo que lida na força e na perseverança o seu dia a dia.
Sou da terra, porém não moro lá. Apenas de quinze em quinze, ou de oito em oito dias, nos finais de semana, é que viajo para reencontrar o meu mundo, a minha gente, os meus amigos enraizados ao chão: toda pedra, toda planta e todo bicho. Mas chegando a Poço Redondo, no sertão sergipano, logo me vejo muito além da cidade, pois enveredo nos seus caminhos de chão para avistar e conviver com as simplicidades somente encontradas no mato, ou no meio do mato.
É caminhando pelo mato que passo quase toda a minha estadia no sertão. Mesmo agora que o sol está mais avivado e o calor já ressurge em fogo, ainda assim sempre sigo, de chinelo de pé, por estradinhas pedregosas, veredas espinhentas e caminhos ressequidos, em busca daquilo que geralmente o forasteiro não dá a menor importância: os velhos casebres, as casinhas de barro e cipó, as paisagens inusitadas, os tanques tomados de barro, as malhadas tristes e os bichos desalentados de tudo.
Nem sempre caminho por paisagens acinzentadas pelas estiagens. Em determinados períodos do ano, principalmente em épocas de trovoadas, o sertão se enche de um verde maravilhoso. Como nas terras secas, sedentas e famintas, qualquer pingo de chuva provoca verdadeira transformação, então logo as plantas parecem renascidas e os bichos refeitos de todo sofrimento. A terra úmida faz vingar qualquer grão, os arvoredos começam a pender suas viçosas folhagens. Mas tudo por pouco tempo, o tempo suficiente de a ilusão novamente enfrentar a realidade da falta de chuvas e da sequidão.
Neste último domingo, por exemplo, encontrei um mundo assim, muito mais triste pela terra seca, pelos matos retorcidos de secura e paisagens abertas como um espelho de sol, e isso desde a manhã. Pois foi na manhã que sai de casa e fui seguindo pelos caminhos ladeados pela mataria sertaneja. A bem dizer, sequer mataria há mais, pois terras de poucas árvores, de poucos tufos de matos, num descampado que mais parece deserto encimado por cactáceas e miúdas plantas rasteiras.
Mas uma paisagem que já tanto me acostumei a encontrar assim. Triste demais, porém a mais verdadeira, pois a mais sertaneja. Desalentadora demais, contudo a mais real e a que mais sintetiza o mundo chamado sertão. Neste não há oásis nem pujança verdejante, não há jardins nem paisagens primaveris, mas apenas a feição sertaneja na sua dimensão maior: a catingueira, o xiquexique, o mandacaru, a planta morta, o galho esturricado, o bicho pastando debaixo do sol, as casinholas entristecidas e habitantes desalentados. Apenas sertão e o seu retrato em preto e branco.
Nesta última caminhada adentrei por lugares ainda não visitados. Passei entre fios de arame, abri velhas cancelas, cuidadosamente caminhei entre pontas de pedras, surpresas espinhentas e garranchos atrevidos. Ouvi latido e ameaça de uns dois cachorros, sai do caminho dos animais, mas não precisei abrir a boca em nenhum momento. Silenciosamente fui e silenciosamente retornei. Também não precisei bater palma defronte qualquer das casinhas que me aproximei.
Os casebres, quase todos de barro batido, estavam de portas e janelas fechadas. Alguns animais pelos arredores, caminhando soltos e em busca de qualquer alimento por cima do chão, de vez em quando procurando descanso debaixo das sombras de pés de pau. Ao lado das casinhas, pequenos currais velhos e já sem serventia. Cestos vazios, cocheiras sem uso de muito tempo. Quer dizer, os donos fecharam suas casas e deixaram os bichos ali, pastando sua própria sorte, ao desvão dos dias e das noites.
Registrei na memória e também em fotografias. E guardo o álbum que eu não queria guardar. Mas assim mesmo. Sou sertanejo e também faço parte desse retrato.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: