SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 19 de julho de 2016

DO MEU DIÁRIO COPIADO E AQUI COLADO


*Rangel Alves da Costa


Cheguei a Poço Redondo na sexta-feira à noite. Minha ida tinha objetivo específico: acertar detalhes para a exibição do documentário sobre Zé de Julião, dia 27. Marquei reunião para o sábado de manhã, no Memorial Alcino Alves Costa, pois precisava logo definir questões acerca do telão, do projetor, das cadeiras e de uma tenda.
Das pessoas convidadas, apenas Manoel Belarmino marcou presença. Como ninguém da prefeitura compareceu - e aqueles objetos e equipamentos podem ser viabilizados através da administração municipal - e nenhuma justificativa foi dada, também nada ficou resolvido. E lavo minhas mãos!
Contudo, a presença de Belarmino acabou tornando a manhã bastante proveitosa. Com sua ímpar inteligência, logo estávamos trocando conhecimentos sobre questões importantíssimas. Dessa vez priorizamos o diálogo sobre a presença e a importância do negro nos sertões sergipanos.
Dialogamos sobre as raízes escravas da comunidade da Serra da Guia, seu reconhecimento como quilombo, suas permanências históricas, seus rituais e tradições. Neste percurso, chegamos a Barraca dos Negros, cujo nome indica uma presença escrava já não tão visível nos dias atuais, bem como sobre a família dos Caiano, ainda de forte presença na região de Sítios Novos.
Ultrapassamos as fronteiras poço-redondenses e fomos chegar à região de Curituba, em Canindé do São Francisco, onde lançamos um olhar sobre a Rua dos Negros. E que história mais interessante a dessa rua! Dentro de um povoado, mas numa área fronteiriça entre brancos e negros, a existência de uma comunidade quilombola.
Assim, a Rua dos Negros (que na verdade é uma junção de moradias) ainda hoje abriga descendentes orgulhosos de escravos, um povo que se reconhece na cor e também quer ser reconhecido na sua raiz. Fato interessante é que os pais das famílias “brancas” geralmente impedem que seus meninos passem para o outro lado e ali se misturem com os negrinhos da Rua dos Pretos.
Desse modo, a manhã de sábado seria de pouco proveito se não fosse a chegada de Belarmino e a construção de um diálogo sempre interessante. E diálogo esse que deveria ser compartilhado por muitas outras pessoas. Para uma ideia do seu alcance, de repente já estávamos falando sobre a vida ribeirinha e a proteção das comunidades remanescentes. Falando sobre Curralinho, Bonsucesso e outras ribeiras.
E por que outras pessoas, jovens, adultos, estudantes, não chegam para os diálogos dos sábados? Outro dia, reunidos eu, Belarmino e Val, igualmente cuidamos de temas importantíssimos para a cultura sertaneja. E o meu desejo é que muitos outros se juntem a nós para trocas de conhecimentos, para diálogos sobre nossa realidade, e para rebuscar toda a riqueza de nossa história, cultura e tradições.
Antes disso, ainda na sexta à noite, prestigiei o amigo Sávio e sua sanfona mágica, numa belíssima apresentação no Bar de Orlando, ao fundo da Praça de Eventos. Já na tarde do sábado, por duas vezes fui ao Bairro São José, onde estava sendo realizado um evento recreativo, e à noite retornei, já passando das dez, para acompanhar o início da apresentação de bandas locais. A excelente Robertinha do Cajueiro ainda cantava quando resolvi retornar.
Caminhando em direção ao São José, uma moça me avistou e falou que era comigo mesmo que precisava conversar. Disse-me que necessitava escrever sobre a política poço-redondense e seu eu poderia ajudar. Respondi que sim e marquei para o domingo de manhã. Também não compareceu.
Resolvi então visitar o Reinado de São José, da Rainha Nininha. E para lá segui caminhando, pela estrada que tanto gosto de andar, lentamente, quase de pés no chão, conversando com o passado, revivendo tudo, como se eu estivesse ali no Poço de Cima quando tudo começou. E falando com o mato, com o cacto, com as areias e as pedras do caminho.
Retornei logo, já me sentindo gripado. E doente ainda estou. Comprimidos e mais comprimidos, um monte de remédios. Com o corpo e a cabeça doloridos, hoje deito cedo, a rede já me espera. Boa noite.
                                                                                   

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: