SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

OS GRILOS


Rangel Alves da Costa*


Os grilos são os insetos noturnos mais insuportáveis que existem. Muito mais que as muriçocas, os pernilongos, as vespas de luz, os cascudos e tantos outros. A desaparecida Sinhá Senhora já dizia que abaixo do céu e acima da terra nada atormenta mais que os grilos. E mais ainda porque a pessoa nunca sabe se estão na cumeeira, nas frestas da casa, embaixo da cama ou mesmo do lado de fora. E já teve gente que endoidou atrás dos cricrilados dos grilos.
Com efeito, o que aconteceu com João Vicentino foi coisa de não acreditar. O coitado do homem armou sua rede na sala do casebre de barro e ripa e se acomodou com a barriga roncando. Quando já começava uma madorna, eis que o cricri começou a ecoar. Tão alto era que parecia bem acima de sua cabeça. Tentou adormecer e não conseguiu. O cricri se fez ainda mais alto. Então se levantou, resolveu que iria ali e voltava já para resolver o problema.
Foi até a birosca mais próxima e tomou logo duas doses de casca de pau, pinga legítima com quebra-pedra. E mais umas três. Voltou raivoso e pronto para o extermínio de todo e qualquer grilo que houvesse na sua morada. Nem bem entrou na porta e já ouviu o cricado, mais outro e tantos outros. Meio tonto das doses a mais, começou a dizer que se era guerra que eles queriam, então era guerra que iam ter. Então começou a cutucar por todo lugar, a bater nos paus e nas ripas, até que o pior aconteceu.
Uma madeira de sustentação desabou e parte do telhado caiu bem em cima do coitado. E sobre sua cabeça, na ripa apodrecida, os grilos surgiram em cantoria festiva: cricri, cricri, cricri. Depois disso o juízo do homem nunca mais foi o mesmo. Não se sabe se pela pancada recebida ou por outro motivo, mas a verdade é que depois disso outra coisa não sai de sua boca que não cricri, cricri, cricri. E vive procurando oco de pau para se esconder e cricrilar como todo grilo faz.
Realmente difícil conviver com tais insetos sempre ocultos, sempre nos escondidos, ecoando sons que ora parecem perto ora longe, com aquelas fricções estridentes e suas inafastáveis presenças. Por que eles sempre estão, sempre cantam, sempre estridulam, sempre chilreiam, sempre cricrilam. E assim porque na ação noturna e costumeira de atormentar, os grilos guizalham, trilam, tritinam, e tudo se resumindo em insuportáveis e intermináveis cricri, cricri, cricri, cricri, cricri...
Não pelo perigo que apresentem, pelos ataques ou possíveis vítimas que possam fazer, mas simplesmente pelo seu canto. Sim, o seu canto. Imagina-se que toda canção soa bem aos ouvidos ou ao menos não dilacera os sentidos, mas com a dos grilos é diferente. Na verdade, os grilos não cantam, não assobiam nem soltam pios, apenas cricrilam de forma aterrorizante. É o cricrilar que atormenta a vida de qualquer um, que faz qualquer sujeito perder o juízo, como aconteceu com o coitado do Vicentino.
Imagine-se que após o anoitecer, quando a pessoa supõe poder encontrar a paz para repousar, e de repente tem início aquele som contínuo, invisível e apavorante. Cricri, cricri, cricri, cricri, cricri... A pessoa olha pelos cantos e nada encontra, sai em busca de alguma toca, mas apenas ouve cricri, cricri, cricri, cricri, cricri... Sente que os sons estão próximos, que enfim encontrou os malditos insetos noturnos, e então bate nos paus, sacoleja tudo até silenciar. Mas quando imagina ter resolvido o problema, após o primeiro passo começa a novamente ouvir cricri, cricri, cricri, cricri, cricri... A verdade é que ninguém em sã consciência seria capaz de suportar quase dentro dos ouvidos, repetidamente: cricri, cricri, cricri, cricri, cricri, cricri, cricri... Deseja apenas um pouco de sossego, deseja apenas dormir ouvindo apenas o som da ventania açoitando as folhagens, mas não consegue. Apenas o cricri, cricri, cricri.
Mas os grilos não se contentam em serem apenas insetos noturnos e cricrilando nas brechas escuras e ocos de pau, pois uma espécie humana sai de suas tocas durante o dia para os mesmos sons repetitivos e insuportáveis. Quem suporta os grilos humanos repetindo as mesmas ladainhas políticas, as mesmas gozações de futebol, as mesmas fofocas, os mesmos assuntos o dia inteiro e perante qualquer um que possa encontrar? “Você soube...”, “Tá vendo, eu bem disse que...”, “Só tem ladrão e quero ver se ainda votam num cabra assim...”.
Não somente no reino animal os cricrilados ecoam intoleráveis. Além de ser grilo dos piores, os seres humanos têm de conviver com outros grilos tão incômodos quanto os insetos. As contas que chegam, os preços nos produtos, os enredos televisivos, o sangue jorrando nos noticiários, os crimes e as roubalheiras. Todo santo dia tais grilos se repetem para atormentar ainda mais a já tão difícil existência. Difícil mesmo é saber o que é mais difícil de suportar, se o cricri cri dos grilos ou cricri cri de Brasília.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: