SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 27 de junho de 2015

Meu Silêncio, Tua Palavra – 17


Rangel Alves da Costa*


O meu silêncio pergunta: Quais as consequências das transgressões das Leis do Senhor, ainda que apenas uma delas seja desobedecida?
A Tua palavra diz: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei” (Tiago 2:10,11).
As Leis do Senhor são claras, e foram concebidas através dos Dez Mandamentos: 1. Amar a Deus sobre todas as coisas. 2. Não tomar seu santo nome em vão. 3. Guardar domingos e festas de guarda. 4. Honrar pai e mãe. 5. Não matar. 6. Não pecar contra a castidade. 7. Não roubar. 8. Não levantar falso testemunho. 9. Não desejar a mulher do próximo. 10. Não cobiçar as coisas alheias. O que se exige é que sejam respeitadas na sua totalidade sob pena de que qualquer transgressão a apenas uma delas torne inócuo o respeito às demais. É uma norma taxativa, que não aceita exclusão. Contudo, de cunho demasiado austero diante da fragilidade humana. Ora, o mundo é permeado de ameaças, tentações, fragilidades, instigações à desobediência. Para sobreviver, ainda que com dignidade e pureza na alma, o ser comete erros e até reincide nos desvirtuamentos. Será que praticar um furto famélico (com a única intenção de que o produto furtado seja para alimentar) é crime perante a Lei de Deus? Será que a rígida observância da castidade ainda tem prevalência no mundo moderno? Será sempre pecado infringir a Lei quando não pode nem deve agir de outra forma? A rígida observância de tais preceitos levaria a uma espécie de santidade terrena que nem mesmo os religiosos que professam o sacerdócio obedecem rigidamente. Ademais, o pecado existe e sempre existirá. O que deveria ser acrescido nas palavras de Tiago é que o cometimento de pecado contra a lei será julgado, segundo a infração cometida, no Juízo Final, e não generalizar, como se fosse possível ao homem viver imune ao cometimento de erros e deslizes.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: