SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 22 de abril de 2015

O ENDEREÇO DE DEUS


Rangel Alves da Costa*


Fato estranho, coisa sem pé nem cabeça alguém querer saber o endereço de Deus. Até mesmo porque qualquer um logo informaria, porém sem antes duvidar da sanidade da pessoa, que somente no céu aquele que procura pode ser encontrado. E mesmo assim, dependendo dos atos terrenos, talvez nem consiga chegar ao local e muito menos se aproximar de sua morada.
Mas a verdade é que alguém procurava desesperadamente o endereço de Deus. Sentia-se angustiado demais, cheio de aflições e sofrimentos, tomado de problemas impossíveis de resolução por meios terrenos, pois tudo já tentara. Igualmente já havia implorado a Deus, a todos os santos e anjos, já havia se ajoelhado noites inteiras aos pés do oratório, já havia frequentado missa após missa e lançado aos céus todas as preces, promessas e pedidos.
Já não suportava mais tanto sofrimento. Ninguém mais acreditava nos seus relatos, na sua saga desiludida, no seu livro sempre aberto em páginas agonizantes. Além de não ser ouvido nem acreditado, também já não era mais visto como pessoa normal, possuidora das boas faculdades mentais. Aos olhos dos outros apenas um insano, um louco, um desajuizado que andava de canto a outro querendo saber se poderia informar o endereço de Deus.
No seu caso, certamente o encontrará no hospício, para onde deverá ir sem demora. Dizia um. Vire a esquina e depois a outra, chegando numa ladeira vá subindo e subindo, talvez lá em cima encontre quem tanto procura. Dizia outro. Ora, mas é muito fácil encontrar o endereço e quem procura, é só ir batendo de porta em porta e ir perguntando se Deus está ou saiu. Certamente que ele será encontrado em algum lugar. Mas nos tempos de hoje é muito difícil avistar alguém que possa informar sobre Deus. Afirmou outro, cujas palavras soaram totalmente ininteligíveis.
Sim, sou eu, Deus sou eu. Disse um louco ao ser indagado. E continuou: Sim, sou Deus e o que deseja de mim? Mas não peça muito, pois certamente não será atendido. Como vê, aqui o meu céu e de onde comando a vida sobre o universo. Olhe ao redor e veja o meu paraíso e sinta quanta coisa maravilhosa existe ao redor. Não, isso aqui não é lixo não, nem minha roupa é rasgada e nem meus pés estão descalços. Tudo aqui faz parte do paraíso, do verdadeiro céu. Ao menos do meu, que sou Deus. E se quiser pode ficar aqui e será salvo de todo pecado. Basta viver no meu mundo que será perdoado de tudo. Mas se está procurando outro Deus, aquele que dizem morar noutro céu, o seu endereço só é conhecido pelo vigário que de vez em quando passa por aqui.
Ao ouvir a palavra vigário, o homem deixou o louco pregando em cima de uma pedra e se danou a correr em direção a igreja. Mas por que não pensei nisso antes, dizia a si mesmo. Todo padre sabe o endereço de Deus e tenho certeza que agora vou no caminho certo, acrescentava esbaforido da correria. Na igreja, de tão aflito que estava quase nem espera a missa acabar para fazer a insistente pergunta. O vigário quase não acredita no que ouviu. Pensou em não dar atenção a um maluco, mas voltou-se calmamente para dizer:
“Que pergunta mais instigante. Então vem à minha presença querendo saber o endereço de Deus. Quem dera eu saber e já teria deixado esse mundo de loucos e para lá seguido sem fechar os olhos ao desígnio da morte. Não sei, porém leio cartas vindas de lá e através delas talvez possa dizer onde mora Deus. Tais cartas foram juntadas no que chamaram de Bíblia. Então na Bíblia está o endereço de Deus. Mas será muito fácil encontrá-lo de outro modo. Já ouviste falar que Deus é onisciente, onipotente e onipresente? Pois bem, o endereço de Deus está na sua onipresença. Como a onipresença significa estar presente em todo lugar, então ele está aqui entre nós, está em regiões bem distantes, se faz presente neste momento em todos os lugares do mundo. Assim, em qualquer destes lugares ele poderá ser encontrado. Eu disse encontrado, mas não avistado como uma presença humana qualquer. Ainda assim há um meio de avistá-lo e senti-lo. Só sente a sua presença aquele que o guarda no coração, que faz de sua fé e da pureza de sua alma uma aproximação e um diálogo permanentes com Deus. Agora eu dou-te a resposta que precisa ouvir: Deus mora no seu coração. Procure-o e encontrará. A sua fé e o seu amor divinal farão com que perceba que Deus mora no seu coração. É em você mesmo que está o endereço de Deus”.
Agradecido, porém sem ter compreendido a dimensão daquelas palavras, o homem em seguida se ajoelhou perante o altar e disse baixinho: Já que está aqui, então me ouça...


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: