SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O cordel das temeranças de Lampião


Rangel Alves da Costa*


Alguns escritos dão conta que Virgulino Ferreira da Silva, o Capitão Lampião, era homem possuidor de feições pouco conhecidas. Alastrou-se espantosamente muito mais o seu lado tenaz, bravio, guerreiro e até cruel e sanguinário. Fala-se muito no bandoleiro de sangue no olho que nada temia no seu mundo catingueiro, no intrépido dos carrascais espinhentos que devolvia em dobro o estampido de fogo, no algoz de todo aquele que estivesse em seu encalço.
Muito se escreveu acerca das rixas entre vizinhos e as perdas familiares que serviram como motivações ao enfrentamento dos poderosos. A vindita particular do rapaz Virgulino se transformaria numa guerra pública do sertanejo Lampião. Os seus desafetos se transformaram em apenas alguns para serem avistados em todos aqueles que representassem o poder opressor, a submissão do homem da terra, a perseguição ao fraco e a manutenção da impiedosa balança condutora de todas as injustiças sociais. Os inimigos então passaram a responder pelo nome de Estado, governo, política e poder. Sobre tudo isso muito se escreveu.
Também muito se escreveu acerca do vaga-lume que se transmudou em perigosa tocha de fogo. E assim para mostrar o quanto Virgulino soube aproveitar os inconformismos do sertanejo de então para transformar tantas iras em respostas organizadas aos desmandos continuamente praticados. Outros grupos cangaceiros já preexistiam à sua chegada, e até fez parte do bando de Sinhô Pereira, mas nenhum orientado estrategicamente por um líder nato, nenhum que conseguisse despertar para suas fileiras tantas pessoas que se sentiam perseguidas ou necessitavam fazer ecoar suas revoltas. E Lampião foi mestre maior na condução desse levante até então apenas gestado.
Com os aparos e os recortes, o Capitão até que se ajusta nessa moldura, mas nele havia outras vertentes conhecidas de muitos, porém pouco disseminadas. A verdade é que pouco se escreveu acerca do homem Lampião, o sujeito em si, aquele de sobrenome Virgulino Ferreira da Silva. A maior parte do que foi dito e escrito - e em grande parte inventado - diz respeito ao cangaceiro, ao líder de bando, àquele retratado no meio da mata de chapéu estrelado, paramentos encourados e geralmente de arma em punho. Mas o outro Lampião, aquele que estava no homem, no seu íntimo, onde estava e como era?
Digo logo o nome do cabra que melhor assuntou sobre isso: Pelôco de Biribeira, apelido de um hoje desconhecido cordelista e repentista. Nascido na região do Mundaréu e tendo vivido até uns vinte anos após a morte de Lampião em 38, ficou conhecido de feira e feira como o mais fiel cantador dos feitos do Capitão. Não só dedilhava a história na viola como transcrevia para o cordel toda a sua saga. Contudo, o folheto que mais fez sucesso na voz e no papel foi um onde retratava o homem Lampião, ou o Virgulino em si mesmo.
“As temeranças de Lampião” foi o título consignado ao cordel que depois de pendurado no barbante em dia de feira se transformou em sucesso absoluto. O folheto artesanal, rudemente impresso e com capa de tosca xilogravura, parecia apenas mais um dos tantos escritos por aquele menestrel das proezas debaixo do sol. Onde houvesse uma feirinha em arruado e lá estava Pelôco da Biribeira levantando sua tenda de esteira e ripa e fincando seus varais de barbante. Aí pendurava seus cordéis e depois sentava num tamborete de viola em punho para cantarolar pelejas e feitos.
Mas por que o tal do “As temeranças de Lampião” fez tanto sucesso pelo mundão interiorano? Ora, simplesmente porque abordava o lado mítico do Capitão, envolvendo aspectos de sua religiosidade, suas virtudes cristãs, seus receios pelas coisas do céu, suas crenças terrenas, os seus temores enfim. Daí o termo “temeranças” no título, indicando que o livreto tratava exatamente dos medos do maior dos cangaceiros. Deixando também claro que o homem tão temido guardava consigo temores de coisas difíceis de acreditar. Aspectos, pois, bem conhecidos do sertanejo perante o seu mundo misto de fé, fanatismo e crendice.
Pelôco da Biribeira, mesmo sem o intuito da pesquisa, foi buscar na oralidade nordestina essa vertente curiosa do Capitão. Sertões adentro, de boca em boca, proseados se alongavam dando conta do imenso fervor religioso de Lampião, do seu respeito incontido às coisas sagradas, do seu devotamento. E também sobre o homem supersticioso de não acabar mais. Diz o cordelista que não havia quem fizesse o Capitão pegar em arma na sexta-feira santa, que logo arribava do coito se ouvisse uma ave agourenta piando a noite inteira.
Atualmente muito já se conhece acerca da feição religiosa de Lampião. Mesmo a luta sanguinária travada no dia a dia jamais diminuiu seu fervor místico, sua devoção às coisas sagradas e seu temor a Deus. Rezava todos os dias e levava consigo algumas orações, principalmente para manter o corpo fechado. Tinha devoção especial por Padre Cícero, a quem tinha como verdadeiro santo nordestino. Não admitia que cangaceiro de seu bando brincasse com as coisas sagradas e maldissesse qualquer aspecto da fé católica.
É famosa a passagem onde Lampião e parte de seu bando assistem missa celebrada pelo Padre Arthur Passos na igrejinha de Nossa Senhora da Conceição de Poço Redondo. O vigário aceitou celebrar o ofício perante os cangaceiros, mas com a obrigação de deixarem as armas pesadas do lado de fora. E assim foi feito, com a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas sobre os versos de Biribeira, alguns deles serão citados depois.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é caro Escritor Rangel Alves Costa, o homem grandemente corajoso que era o Rei do cangaço, passava também pelos seus momentos de medo, tanto é que conservava suas superstições.
Antonio Oliveira - Serrinha desta nossa Bahia.