SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

PALAVRAS SILENCIOSAS – 833


Rangel Alves da Costa*


“Canto a mesma canção...”.
“A velha canção dos tempos...”.
“Cantada pelo pai do meu pai...”.
“Cantada pelo avô de meu avô...”.
“Por uma geração inteira...”.
“A canção da lua e do sol...”.
“A canção da luta e suor...”.
“A canção do sinhô e da esperança...”.
“A canção do plantio e da colheita...”.
“Toda canção sertaneja...”.
“É minha cantiga de vida...”.
“Por isso canto a canção da estrada...”.
“Da bela noite enluarada...”.
“Das flores do campo em festa...”.
“Das matarias de catingueiras...”.
“Da terra nua e da pedra grande...”.
“Da porta entreaberta e da saudade tanta...”.
“Eis a minha canção...”.
“Um canto que é o meu povo...”.
“Um povo sertanejo bonito...”.
“De face esturricada de sol...”.
“E coração cheio de sentimentos...”.
“Um povo que não se entrega...”.
“Que faz da luta o seu amanhã...”.
“Que desafia a seca inclemente...”.
“Que faz do capim sua cama...”.
“Que conhece espinho e flor...”.
“Eis a canção do meu povo...”.
“Canção de cadeiras pelas calçadas...”.
“De vizinhanças nos proseados...”.
“Da debulha do milho...”.
“Da cantoria ao redor da fogueira...”.
“Da pinga ao pé do balcão...”.
“Dos pés descalços na terra quente...”.
“Do cachorro magro e caçador...”.
“Da nambu e da perdiz...”.
“E também uma canção namoradeira...”.
“Dolentemente apaixonada...”.
“Arrastada no forró pé-de-serra...”.
“Cantada em antigas serenatas...”.
“E ouço o aboio como cantiga...”.
“A toada dolente como cantiga...”.
“Tudo é cantiga no meu sertão...”.
“Na prece da velha beata...”.
“No canto cativante da lavadeira...”.
“Uma cantiga que chega do mato...”.
“Cheirando a destino de ser assim...”.
“Uma canção de todo o sertão...”.
“Essa cantiga que existe em mim...”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: