SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MINHAS PREFERÊNCIAS TELEVISIVAS


Rangel Alves da Costa*


Confesso que desde algum tempo não assisto nada nos canais abertos de televisão. Na verdade, migrei de vez para a tv por assinatura. Tentei acompanhar a nova versão da novela Gabriela – pois apaixonado por tudo que diga respeito à obra de Jorge Amado e suas tramas coronelescas/cacaueiras -, mas logo percebi que nada tinha a ver com a novela de Walter George Durst exibida nos anos 70 e muito menos com a obra amadiana. Desisti.
Tentei, a todo custo, acompanhar alguma coisa de Cordel Encantado, eis que retratando elementos da cultura nordestina, onde me assento com berço e raiz. E igualmente fiz com Meu Pedacinho de Chão, pois logo me interessei pela apresentação visual da trama e o realismo-fantástico no desenvolvimento de grande parte das ações. Contudo, logo fui impedido pelo horário.
A bem dizer, não posso me colocar diante de uma televisão antes das dez da noite, ou a partir do instante que estendo minha rede no quarto para acompanhar os programas daí em diante até adormecer, lá pelas onze horas ou pouco mais. Mas sempre em canais fechados e direcionando o controle para somente alguns. Raramente me vejo despertado para algum filme, pois minhas preferências se voltam para programas que abordem fatos históricos, deuses e mitos, grandes civilizações, religião, arqueologia, teorias conspiratórias, segredos bíblicos e históricos, personagens marcantes, dentre outros contextos pontuais.
Há pelos menos dois programas no canal Globosat que são realmente sensacionais. O primeiro é Mundo Museu, onde o telespectador é conduzido aos grandes museus do mundo e pode apreciar a obra dos grandes mestres da pintura e também de artistas menos conhecidos, porém geniais. O outro chama-se Brasil Místico, com episódios que abordam a religiosidade brasileira a partir das diversas religiões, seitas e cultos disseminados pelo país. É, sem dúvida, de suma importância para se conhecer não só as diversas feições de nossa cultura religiosa como para sentir como o povo escolhe as bases de sua fé.
Mesmo com o fim da temporada, de vez em quando o Discovery reprisa um dos programas mais maravilhosos surgidos recentemente na televisão: O Mundo Visto do Céu. Como bem referendado no nome, trata-se de um passeio a lugares históricos, belos e encantadores, a partir de uma visão panorâmica do alto. As paisagens e cenários mostrados são repletos de castelos, relíquias antigas, construções modernas e medievais que vão se constituindo numa aula deslumbrante de História e Geografia.
O History já se apresentou como canal de melhor qualidade no passado, mas vem perdendo espaço com a escolha de programas que pouco tem a ver com história. Chega a ser enjoativo programas voltados para compra e venda de antiguidades, restauração de carros e objetos e reality shows na vida selvagem. E surgem aos montes. Os programas acerca de avistamento de ovnis e contatos com seres extraterrestres já se tornaram saturados e mentirosos demais. O Alienígenas do Passado, mesmo tentando forjar o impossível, ainda merece ser assistido, mas não pelas teorias apresentadas, e sim pelo cunho histórico que entremeia a narrativa. Mas de vez em quando surgiam programas dignos de nota no History, como Humanidade, Guerras A. C., Confronto dos Deuses, e mais recentemente A Grande História, Continente Nazi, Guerras Mundiais e a Bíblia, esta ainda em exibição.
Também costumo assistir programas nos canais Discovery, National Geographic, e raramente no Animal Planet. Tais canais possuem séries interessantes, principalmente abordando a vida selvagem dos continentes. Há temas instigantes em programas como Tabu, mas outros insuportáveis de assistir, como aqueles com tratadores de cães, gatos e outros animais, bem como de sobrevivência na selva. O Animal Planet reprisou algumas vezes o documentário Sereias, digno de ser sempre assistido. O History2 vem apresentando boas reprises de documentários e até algumas produções originais, mas resta saber se também não vai enveredar para os Trato Feito da vida.
Alguém haveria de perguntar se não assisto TV Justiça, TV Senado e similares. Como afirmado inicialmente, deito para relaxar e me entreter com programas interessantes. Não que as decisões das altas cortes e do parlamento não sejam importantes. Contudo, prefiro mentiras sobre ETs a acreditar em deputados e senadores, também prefiro conhecer as leis do passado aos julgamentos do presente.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: