SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 27 de dezembro de 2014

ILUMINADO


Rangel Alves da Costa*


Sim, iluminado sou. Não há escuridão que me alcance, não há negrume que me assuste. Guiado vou seguindo o bom sinal e mais adiante, na porta que encontrar, ali estará um mundo de luz que se somará ao farol que levo comigo pela graça divina.
“Se então teu corpo estiver todo cheio de luz, sem traço algum de escuridão, ficarás totalmente iluminado, como acontece quando a lâmpada te ilumina com seu clarão” (São Lucas 11:36).
Nascido nas terras distantes, num sertão esturricado de sol, caminhando pela estrada entre labirintos, esmorecendo, caindo para depois levantar mais fortalecido, somente tendo mesmo o destino iluminado. E quanta luz em cada passo da estrada. Fulgor que noutros tempos eu nem sabia que pudesse existir.
“Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes” (Hebreus 10:32).
Um dia caí parecendo não poder mais levantar. Mas eis a mão e a face de Deus diante da minha face e dizendo para levantar e prosseguir na caminhada. Meu instante de partida ainda não havia chegado e muito ainda tinha de fazer na estrada. E deu-me a luz dos iluminados.
“Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho” (Salmos 119:105).
Quando menino ainda, nos dias distantes do meu sertão, sequer imaginava que ter bom coração, compartilhar da amizade de todo mundo, jamais deixar de ouvir e dialogar com os mais velhos, humildes e desamparados, mais adiante tudo seria relembrado como uma boa luz somente existente nos olhos iluminados.
“Deixa atrás de si um rastro iluminado, e a água parece uma cabeleira branca. Não há, sobre a terra, poder igual, pois foi criado para não ter medo de ninguém” (Jó 41: 24-25).
Daí em diante, mesmo distante, jamais esqueci os meus nem agi como se tudo o que sou fosse fruto somente de minha luta. Ora, as conquistas são sempre fruto de uma junção de fatores e ninguém, por orgulho e vaidade, jamais poderá dizer que somente a si mesmo deva agradecer. O coração bondoso reconhece o quanto cada ação do passado acompanha os passos como feixe de luz.
“Porque aqueles que foram uma vez iluminados saborearam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo” (Hebreus 6:4).
Tudo o que sou e como sou remonta um passado, uma linhagem, uma herança, e não apenas familiar como de berço de nascimento, do chão da terra onde nasci. Jamais serei qualquer coisa se não souber o que sou e de onde vim. Jamais conquistarei qualquer coisa se não tiver a humildade de reconhecer minha raiz primeira e a semente ainda lançada à terra pelo meu povo.
“No semblante iluminado do rei está a vida, e a sua benevolência é como a nuvem da chuva de primavera” (Provérbios 16:15).
O que sou? Dependendo de como vejam, sou tudo ou sou nada. Mas nada disso importa, pois antes de tudo sou pessoa que se reconhece naquilo que me foi confiado ser. Por isso não sou além nem aquém, mas apenas alguém com sua luz e sua estrada.
“No semblante iluminado do rei está a vida, e a sua benevolência é como a nuvem da chuva de primavera” (Provérbios 16:15). “A luz do justo ilumina, enquanto a lâmpada dos maus se extingue” (Provérbios 13:9).
Nada acontece ao acaso. Deus mandou-me levantar e confiou-me a estrada. Deu-me o dom da sabedoria e da criação, o poder de transformar em conhecimento o que jazia em escombros. E deu-me o sol, deu-me a lua, deu-me toda luz. E me fez iluminado.
“Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti” (Isaías 60:5).
E hei de sempre reconhecer que a quem foi confiada a luz dos iluminados jamais poderá transformar em trevas a dádiva recebida. E ser merecedor do reconhecimento de Deus significa preservar sua luz: acender no olhar a lâmpada do coração.
“O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado; se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas” (São Lucas 11: 34).
Agora é noite, mas não importa que já não tenha sol nem que a luz se apague. Dentro de mim há uma luz que não se apagará enquanto o olho de Deus estiver sobre mim. E por ela me guio. E com ela jamais serei alcançado por qualquer escuridão, pois iluminado sou.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Dr. Rangel: Quero desejar-lhe um ano de 2015 de muita paz, harmonia e prosperidade vinda do ALTO.
Parabéns pela bela mensagem baseada nas Sagradas Letras.
Gostaria que você redigisse e postasse um texto explicando a frase escrita por você. que diz: "NADA ACONTECE AO ACASO". Perfeitamente correto, uma vez que DEUS é conhecedor e está no controle de todas as coisas. Mas, no texto que escreverá, dê alguns exemplos sobre o ACASO. Por exemplo: Alguém morre num acidente qualquer. Estaria MARCADO para ele morrer naquele acidente etc., etc......
Abraços,
Antonio Oliveira - Serrinha