SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 2 de novembro de 2014

DIA DE FINADOS


Rangel Alves da Costa*


O dia dos mortos ou de finados, ainda que sob a mesma motivação, possui feições diferenciadas mundo afora, segundo os costumes e a cultura própria dos povos. Alguns fazem da celebração uma verdadeira festa, outros reservam o dia para prantear a saudade daqueles que já partiram da vida terrena.
Em muitas culturas acredita-se que nesta data os mortos retornam para visitar os seus. Daí que seus túmulos são ornamentados para a chegada e as residências também preparadas para a visita. Bebidas e comidas são providenciadas fartamente para que o morto sinta que continua sendo prestigiado perante seus parentes e amigos.
Outros povos preferem visitar os túmulos de seus falecidos e expressar todo o sofrimento pela ausência, ainda que já tenha passado muito tempo desde a sua despedida. Além do sofrimento íntimo, da dor que nunca cessa de ser sentida, chegam aos cemitérios carregando flores, velas e outras recordações. E as preces, as lágrimas e os diálogos silenciosos perante o túmulo.
A cultura brasileira adota o culto ao dia de finados com a celebração de missas e visitas aos cemitérios. A maioria chega perante os túmulos para cumprir um ritual de dor e sofrimento. Muitos insistem em não querer acreditar que aquilo tenha realmente ocorrido, afirmando da injustiça da morte e sempre se dizendo levados também com o pranteado. É a não aceitação da morte que se destaca na maioria das visitas aos túmulos.
Já outros, convictos desse destino de todos – ainda que tal certeza não minimize a dor da perda -, se veem na oportunidade de expressar todos os sentimentos. E silenciosamente oram, conversam com os seus, enfeitam os túmulos, renovam fotografias, fazem limpeza ao redor, choram todas as lágrimas merecidas, e despendem grande parte do dia no ritual de aproximação com o além, com os seus ali presentes, ainda que tais presenças sejam apenas sentimentais e espirituais.
Noutros tempos, o dia de finados era verdadeiramente tido como um dia pesaroso, triste, sombrio, de faces entristecidas e lenços sempre molhados. Os rádios possuíam programação especial e a todo instante falavam sobre os artistas falecidos e tocavam seus maiores sucessos. As missas nas igrejas e nos cemitérios também ficavam repletas em todos os horários de celebração.
Hoje, em muitos aspectos, não possui a mesma feição, com a maioria tendo a data como um dia qualquer. A verdade é que muitos sequer recordam os seus falecidos, fazem uma prece, acendem uma vela ou expressam qualquer saudade. Os cemitérios não são mais visitados como antigamente e grande parte dos visitantes fazem o tal percurso como um mero dever de ofício familiar.
Nas grandes capitais, não é raro que pessoas deixem os seus ao esquecimento, sem uma flor ou uma vela sequer, e prefiram visitar os túmulos de artistas famosos e falecidos importantes. Por isso mesmo que os túmulos, jazigos e mausoléus sempre com acúmulo de coroas, buquês e mensagens escritas. Neste caso, muito mais que a dor pela perda ou pela saudade sentida, o que se presta é uma homenagem de reconhecimento.
Mas ainda existem pessoas que sofrem a cada dia, desde o instante da perda, e muito mais no dia de finados. O sofrimento, que já é grande na própria residência e diante das relembranças, memórias e fotografias, aumenta ainda mais quando chega diante do túmulo e sente a distância separando agora aquele que sempre esteve ao seu lado. Daí a justificativa da dor, da lágrima, do indescritível sofrimento.
Não sei se o mundo envolto em transformações e de fragilidade dos sentimentos, mais tarde consiga amenizar a dor da perda de um ente amado e também do seu culto ao longo dos anos. Difícil que assim aconteça, mas tudo dependerá do amor e do respeito íntimo de cada ser vivente.
Mas sei que a vida deve à morte ao menos uma flor, uma vela acesa, ainda que muitos falecidos tenham encontrado jardins e a luz divina ao redor.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: