SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 25 de outubro de 2014

LEIA E RESPONDA ANTES DE VOTAR


Rangel Alves da Costa*


A eleição será amanhã. Nela a decisão sobre o futuro do país, ao menos pelos próximos quatro anos. E você logicamente será peça fundamental na escolha do próximo governante do Brasil.
Já parou para pensar o quanto você é importante nesta escolha? Tão fundamental que toda emoção, todo partidarismo fanatizado e toda passionalidade deveriam ser deixados de lado em nome de uma razão maior: Brasil.
Eleição não é partida de futebol, é a própria nação que está em jogo. Eleição não é brincadeira, mas algo tão sério quanto a saúde que você precisa, a educação que você deseja, a segurança que você necessita.
Eleição deve ser vista muito além de jingles, bandeiras, adesivos, gritos e brigas por causa dos candidatos. Eleição é consciência crítica, desapaixonada, racional, despojada de qualquer fanatismo. Eis que o Brasil não é um partido, mas um todo de todos.
Ora, não se estará apenas escolhendo Aécio ou Dilma ou Dilma ou Aécio, mas principalmente tudo aquilo que se deseja para o Brasil. E um Brasil melhor, mais justo, mais digno, mais humano. O eleito será apenas um agente das transformações que a nação brasileira tanto necessita. Ao menos deveria ser assim.
Por isso mesmo que antes de se dirigir ao seu local de votação, ou mesmo enquanto ou após ler este escrito, reflita bem sobre o seu voto e sobre o seu candidato. Como afirmado, deixe toda emoção de lado, desarme-se das paixões, e calmamente reflita sobre o que se segue.
Sim, que vote em Dilma, o voto é livre, a escolha também e não há problema, mas, por favor, responda:
Você tem certeza que o Brasil suportará mais quatro anos entregue nas mãos de um partido que mais se assemelha a uma quadrilha e, agindo como tal, rouba descaradamente a nação, desvia recursos públicos, faz da ilicitude uma normalidade?
Você está disposto a conviver mais quatro anos com a arrogância de Dilma, com as mentiras de Dilma, com os descalabros administrativos de Dilma? Ou será que ela sempre disse a verdade sobre a real situação da educação, da economia, da saúde e do crescimento do país?
Quantas vezes você já ouviu que o Brasil está protegido das crises internacionais, que a economia está sempre em aceleração, que não há inflação, que o salário mínimo acompanha o poder de compra? Qual o preço de sua feira, do seu remédio, de suas tarifas, ou será que você não sente nenhuma diferença no bolso a cada compra ou pagamento que precise fazer?
Diga, sinceramente, o PT tem moral, lisura, honestidade e integridade partidária para estar comandando um país como um Brasil? Ou você acha que o Brasil não é realmente um país sério e que por isso mesmo tanto faz ser governado por um partido mafioso, corrupto e quadrilheiro?
Ou você acha que Dilma, mesmo sendo do PT, se não fosse ex-guerrilheira até poderia ser canonizada, eis que acima de qualquer suspeita? Mas segundo Alberto Youssef, tanto ela como Lula sabiam de tudo. Quer dizer, desde muito sabiam do esquema de corrupção na estatal. E, por consequência, que dinheiro estava sendo desviado da empresa para o caixa do PT.
Eis o que diz a capa da revista Veja desta semana: “ELES SABIAM DE TUDO: O doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção na Petrobras, revelou à Polícia Federal e ao Ministério Público, na terça-feira passada, que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal”.
E você sabe por que eles sempre negaram ter conhecimento disso? Ora, a isto se domina “omertà”, que é a lei ou voto de silêncio entre os mafiosos. E mesmo assim você vai votar em Dilma?
A verdade é que se tornou muito perigoso afirmar que não vota no PT. Não há nada mais vingativo que o petismo, mais covarde que o petismo. Desde muito deixou de ser partido político para se tornar em facção, em organização criminosa. Talvez seja o submundo da podridão política brasileira.
E eu não sou conivente com a corrupção nem voto em facção criminosa travestida de partido político. E você?


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: