SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 9 de agosto de 2014

(DES)HONRAS AMOROSAS


Rangel Alves da Costa*


Nos tempos passados, lembro muito bem, mulher mostrar a calcinha era coisa verdadeiramente espantosa. Se ao sentar ou mesmo num mudar de pernas, a peça mais íntima fosse mostrada era coisa de fim de mundo. Desavergonhada, safada, verdadeira Messalina, era o que diziam as matronas conservadoras.
Nem pensar em lavar a peça íntima e estender no varal. Corria solto que o tarado das calcinhas vivia observando os fundos das casas para ver se encontrava aquilo que mais gostava de cheirar. Moça séria usar roupa decotada demais de jeito nenhum, do mesmo modo exagerar no batom ou perfume. Olhar para os rapazes até que podia, mas nada de dar sorrisinhos ou se mostrar saliente.
Catita tomou uma surra de ficar moída porque seu pai encontrou debaixo de sua cama uma revista de fotonovela. Deu uma boa sova na bichinha e disse que aquele tipo de coisa só servia pra ensinar moça direita a não prestar, pois ensinava tudo e falava sobre tudo, principalmente mostrava gente se beijando. E filha sua não era pra beijar na boca de ninguém não.
Ambrósia foi encontrada escrevendo versos lúgubres, verdadeiramente molhados de sexualidade e desejo, e teve de seguir prontamente para o convento. O pai, um velho conservador dos tempos dos carrascais, após lanhar o lombo da filha com chibata de couro cru, logo avisou que escolhesse ser freira ou ser amarrada e entregue num hospício, pois estava louca. E a mocinha teve de partir, mas já com a intenção de ludibriar as freiras e pular da janela para o mundo.
Naqueles tempos, namorar só respeitando os formalismos e os protocolos familiares. O namorado chegava e sentava numa cadeira ao lado da mocinha, mas sempre sob a vigilância da mãe, que se danava a fazer crochê bem em frente. Acaso a mão boba do moço escorregasse um pouquinho e levemente tocasse na perna da futura esposa, logo se ouvia um pigarreado. Era o sinal de que estava ido longe demais e desrespeitando o imaculado lar.
Como nenhuma mocinha suportava namorar assim, sob verdadeira vigilância militar, logo surgiu a ideia de acabar de vez com aquela situação. Ora, os jovens eram fogosos, desejosos um ao outro, ávidos por beijos e abraços, bem como outras liberdades do corpo, então resolviam antecipar as coisas. E faziam isso com a fuga da mocinha. Os dois combinavam e quando passava da meia noite, com os pais já roncando, ela saía de fininho com mala e cuia e tomava a porta dos fundos. O rapaz já estava esperando no lugar combinado e daí era só pegar a estrada.
Mas nem sempre iam longe. Muitas vezes os pais das fugitivas quase enlouqueciam de enraivecimento quando tomavam conhecimento do ocorrido. Esbravejando, prometendo encontrá-las fosse onde fosse, saíam no rastro de suas filhas como se fossem em caçada de bois ou outros bichos do mato. Nem sempre as encontravam, mas quando conseguiam alcançá-las não havia mesmo jeito a dar. Diante dos moços, não batiam nem acorrentavam, porém forçava-os a retornar para o imediato casório. Era a honra familiar que deveria prevalecer acima de tudo.
Os namoros mais avançados ou mais apimentados nunca deixaram de existir. E existiam muito mais que o imaginado. Contudo, verdadeiras estratégias eram colocadas em prática para que os intentos fossem conseguidos. Os encontros românticos e sexuais eram marcados nos cemitérios, nos monturos, nos escondidos dos muros, nas distâncias da mataria. E quando uma mocinha aparecia grávida antes do casamento então era um falatório de não acabar mais. E se a buchuda nem namorado tivesse, então tinha seu nome enlameado por muito tempo.
Recordo-me bem de uma tragédia acontecida após uma traição. O marido deixou a esposa em casa e foi trabalhar num roçado distante, porém houve um contratempo e o mesmo retornou em pouco tempo. Mas talvez já suspeitasse de alguma coisa e voltou para colocar em prática o planejado. A verdade é que a esposa não foi encontrada em casa. Então ele encheu a espingarda de chumbo grosso e se apressou por dentro do mato. Encontrou a esposa com outro no exato momento da safadeza, com ele por cima dela, os dois nus, por riba das folhagens. E ali mesmo os dois foram mortos, sem tempo de apartação. Em seguida o traído foi até a cidade e avisou a polícia sobre o ato cometido, se entregando. Na busca da confirmação, cerca de duas horas depois e os dois foram encontrados como se ainda estivessem no bem bom.
Assim noutros tempos. Hoje não se fala nem mais sobre isso. Aliás, hoje nem se namora mais. O negócio é ficar, e pronto. E não precisa sequer saber no outro dia o nome do ficante da noite passada. Que não se repetissem os exageros de antigamente, mas também não precisaria tanta promiscuidade e verdadeira prostituição “amorosa”.

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com    

Nenhum comentário: