SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 29 de dezembro de 2013

TUDO TALVEZ NO ANO NOVO


Rangel Alves da Costa*


Tudo talvez em 2014. Desejar sim, lutar para acontecer, tudo fazer para dar certo, mas sem fazer disso um compromisso inarredável. Como precisamos de liberdade, tudo na vida também possui sua liberdade de acontecer ou não. Por mais que o inesperado aconteça, ainda assim temos que ter consciência da possibilidade de tudo.
Ninguém possui o dom de firmar uma agenda segura para o futuro; ninguém tem o destino ou os passos da vida a seu dispor; ninguém pode antecipar as possibilidades e reverter aquilo que não lhe aproveite; ninguém pode afirmar que apenas o que deseja acontecerá. Futuro é incerteza, dúvida, desconhecimento, cabendo a cada um apenas lutar para que os acontecimentos não se distanciem dos seus objetivos.
Por isso tudo talvez. Talvez a realização de um grande sonho, uma conquista desde muito esperada, o alcance daquilo que por muito tempo se fez impossível; mas talvez também a surpresa desagradável, o acontecimento indesejado, a luta que não foi suficiente para alcançar determinado objetivo. Porque a vida é assim mesmo, cheia de mais e de menos, de positividades e negatividades, daquilo que desejamos e também do que não podemos fugir.
Dessa certeza que tudo é talvez, nada resta a fazer senão estar preparado para todos os tipos de situações que possam surgir. A consciência de que jamais teremos tudo que desejamos, e também a certeza de que poderemos ser surpreendidos pelo que jamais desejaríamos, já servem como preparo espiritual para o enfrentamento das realidades sem grandes ilusões.
Daí não haver lugar para promessas e mais promessas a cada final de ano, mas sim a criação de expectativas boas para o novo ano. Creio não haver cabimento pensar apenas em perder tantos quilos, em arranjar um novo amor, em comprar um carro. Nada disso será possível se a pessoa não fizer um pacto consigo mesma: vou lutar para conseguir o que tanto desejo.
Pode parecer generalizado demais apenas lutar para conseguir objetivos, quando as diretrizes da luta exigem que se apontem quais objetivos devem ser alcançados. Ora, quem deseja o mais já estará englobando o menos; quem pensa grande já envolveu pensamentos menores. Assim, será a vontade de lutar e a disposição para a luta que possibilitará desde ter força própria para perder peso a alcançar o mais alto degrau na profissão.
Por tais razões é que realmente não gosto dessas promessas sempre feitas ao final do ano e para serem cumpridas ao longo do ano novo. Creio ser mais justo e menos comprometedor que a pessoa afirme que vai apenas tentar. Apenas tentando a pessoa não se sente numa redoma impositiva. E tudo é mais fácil de ser conseguido sem ser sob pressão.
O próprio termo tentar se mostra com mais liberdade do que prometer. Tentar é pretender, ter a intenção de algo, usar os meios possíveis para a consecução de objetivos. Por seu lado, prometer é garantir uma realização, é jurar que vai praticar, é afirmar um compromisso perante algo.
Ademais, a tentativa não cumprida não provoca as mesmas consequências que a promessa não levada a efeito. Assim, no ano que se inicia apenas tentarei realizar algumas coisas que todo ser humano deveria perseguir como compromisso próprio, existencial, e perante o meio em que convive. E os reflexos disso poderão ter alcances muito maiores.
Desde já coloco, pois, meus objetivos numa agenda. Mas nada escrito ou datado, apenas mentalizado e já guardado na consciência. E tudo tão fácil de ser realizado que impossível seria ao ser humano viver sem perseguir tais ações. Apenas a ação diante da responsabilidade humana com sua existência e diante da vida.
Sim, desejo paz, saúde, felicidade, noites sem sobressaltos e manhãs sorridentes aos olhos. Não fugirei das tempestades nem dos vendavais, pois certamente virão. Mas a tudo vencerei porque tenho objetivos maiores: paz, saúde, felicidade, noites sem sobressaltos e manhãs sorridentes aos olhos.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Braulio Pereira disse...

FELIZ ANO NOVO.

abraço fraterno.