SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 20 de novembro de 2013

PALAVRAS SILENCIOSAS – 440


Rangel Alves da Costa*


“Meu pai lia o mundo com os olhos...”.
“Minha mãe compreendia os sinais da natureza...”.
“Meu pai dizia sobre chuva e sol...”.
“Minha mãe dizia sobre o destino...”.
“Meu tio guarda um silêncio de fé...”.
“Meu tio conversa sozinho...”.
“Meu tio é filho de outro tempo...”.
“Minha família é diferente...”.
“É tão sertaneja que nem sei...”.
“Se é gente ou terra da terra...”.
“Minha família é tão sertão...”.
“Que a cidade é feia e desumana...”.
“Roupa de chita na minha família...”.
“Chapéu de couro na minha família...”.
“Cuscuz e queijo na minha família...”.
“Café torrado e milho assado na minha família...”.
“Sarapatel e buchada de bode na minha família...”.
“Tanta seca e desolação na minha família...”.
“Tanta fé e religiosidade na minha família...”.
“Eu vejo o sol na minha família...”.
“Eu vejo a lua na minha família...”.
“Uma vela acesa e um oratório na minha família...”.
“Um galo cantando ao alvorecer na minha família...”.
“Tudo parece com minha família...”.
“O xiquexique e o mandacaru...”.
“A catingueira e a umburana...”.
“O carro de boi e a cancela...”.
“A casa de taipa e o curral...”.
“A moringa e o pote...”.
“O espinho e a flor do campo...”.
“O adeus e a saudade...”.
“Tanto adeus e tanta saudade...”.
“No retrato de minha família...”.
“Minha prima é moça bonita...”.
“Meu primo sonha demais...”.
“Mas tudo tão sertanejo e matuto...”.
“Que tudo parece uma grande ilusão...”.
“Um dia abri o baú da minha família...”.
“E encontrei os relicários de toda a família...”.
“Um sorriso distante...”.
“Um pingente dourado...”.
“Um retrato sem fotografia...”.
“Uma carta de lamento...”.
“Um sorriso e uma lágrima na minha família...”.
“Além dessa família de raiz e sangue...”.
“Tenho outra família de chão e sol...”.
“O sertão também é meu pai e minha mãe...”.
“Também é meu irmão...”.
“Através dele tenho muitos irmãos...”.
“E todos estão por lá me esperando...”.
“Com um abraço apertado...”.
“E um coração devotado que o só sertanejo tem...”.
“Por isso gosto dessa família...”.
“De toda minha família...”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: