SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O PREFEITO ROBERTO ARAÚJO E A DITADURA DO FACEBOOK


Rangel Alves da Costa*


Nos tempos do Estado Novo, lá pelos idos dos anos 30, o governo totalitarista de Getúlio Vargas encontrou um modo eficaz de calar a oposição. Reforçou o DOPS - Departamento de Ordem Pública e Social, objetivando reprimir manifestações contrárias ao regime. E através do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) rastreava qualquer tipo de opinião escrita contra o seu governo.
Desse modo, estava abolida a liberdade de manifestação e todos aqueles que se rebelassem através de escritos ou quaisquer outros meios eram perseguidos, presos e arruinados pessoal e politicamente.
Tempos depois, já após a implantação do regime militar a partir de 64, os ditadores fardados igualmente encontraram um modo peculiar de calar a boca de quem ousasse dizer um tantinho assim contra as ações dos generais. Desse modo, com o intuito de limitar a liberdade de manifestação ao que fosse de interesse da ditadura é que foi criado o SNI - Serviço Nacional de Inteligência.
O SNI fiscalizava as manifestações estudantis, os centros acadêmicos, a imprensa em geral, os intelectuais e artistas, as lideranças contrárias ao regime, enfim, tudo aquilo que pudesse desqualificar a ação do regime ditatorial. Daí as perseguições, as torturas, as mortes, os inúmeros desaparecimentos de brasileiros que se opunham aos generais.
Quando se pensava que tais nefastas páginas da história brasileira haviam sido completamente destruídas a partir da democratização do País, eis que o digníssimo senhor prefeito de Poço Redondo reinventa práticas de perseguição por manifestação de opinião. Agora o nobre administrador, escolhido para ser governante de todos, indistintamente, persegue seus administrados pelo simples fato de se contraporem a determinados atos de sua gestão.
Absurdo, mas é verdade. O ilustre líder do campesinato, homem que sabe erguer uma bandeira de luta como nenhum outro, talvez estivesse sentindo saudade dos tempos que invadia propriedades e órgãos públicos, e por isso mesmo agora se voltou para violações às normas constitucionais que garantem a liberdade de opinião e manifestação do pensamento.
A Constituição Federal de 1988 é clara, límpida, inteligível demais, e prescreve no seu art. 5º, inciso IV, que “é livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato”. E consta do inciso IX que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
O contido no art. 220 da Carta Magna é exemplar: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”. Como desfecho o preceituado no § 2º do mesmo artigo: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.
Pois bem, queira ou não o senhor Roberto Araújo, é livre a liberdade de expressão, de opinião, de crítica e até de puxa-saquismo. Portanto, toda vez que alguém utilizar uma rede social para expressar sua opinião acerca da administração municipal - dentro dos limites legais, pois a cada um é garantido o direito de pleitear judicialmente o dano por ofensa à sua honra - estará sempre acobertado pelas normas constitucionais.
Daí que assoma como verdadeiro absurdo a Ditadura do Facebook que vem sendo imposta pelo magnânimo gestor. Não fica bem a nenhum prefeito - que talvez tenha coisa muito mais importante a fazer - ficar monitorando e arquivando todas as manifestações contra sua administração. E o pior é que tais arquivos estão sendo utilizados para ameaças e perseguições.
Um exemplo claro ocorreu com Manoel de Cordélia, que foi chamado ao ilustre gabinete para ouvir descabidas advertências por parte do próprio prefeito. E tudo porque um filho seu, Gary Lineker, postou críticas contra a administração municipal. Acreditem ou não, mas é a ditadura imperando em Poço Redondo.
Pois saiba, senhor Roberto Araújo, Vargas, General, Ditador ou seja lá o que for, saiba que o escravizado agora será o mesmo que selará o seu destino político. Como o Poço Redondo tem muitas estradas, o futuro tem muitas curvas. E labirintos.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: