SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 27 de junho de 2013

PALAVRAS SILENCIOSAS – 297


Rangel Alves da Costa*


“Avisto o baú...”.
“Não queria ter avistado agora o baú...”.
“Deixai o tempo no tempo...”.
“O passado dói demais...”.
“E as lembranças e as saudades...”.
“Afloram demais os sentimentos...”.
“Mas no baú...”.
“A história...”.
“A vida...”.
“O tempo...”.
“O calendário da existência...”.
“Herança familiar...”.
“Os primórdios de tudo...”.
“O sangue da veia...”.
“Nomes e sobrenomes...”.
“O percurso familiar...”.
“O filho do pai, filho do pai...”.
“Mãe de uma linhagem extensa...”.
“Tudo ali no baú...”.
“A feição do meu avô...”.
“Retalhos de minha avó...”.
“Meu pai sorridente...”.
“Minha mãe com roupa de festa...”.
“Tudo ali no baú...”.
“Retratos e fotografias...”.
“Bilhetes e cartas...”.
“Aromas e perfumes...”.
“Um fio de cabelo...”.
“Um poema num livro...”.
“Um verso numa folha solta...”.
“A carta que não foi...”.
“A saudade em pedaços...”.
“Lágrimas guardadas...”.
“Tantas lágrimas guardadas em baú...”.
“Afastar a poeira...”.
“E recolher das sombras...”.
“A mais perene realidade...”.
“O passado não passou...”.
“Nada sucumbiu com o tempo...”.
“Tudo ainda permanece...”.
“Ainda que em outros nomes...”.
“E outras feições...”.
“Sorrisos amarelados...”.
“Terços e rosários...”.
“De uma fé imorredoura...”.
“E de uma santidade imanente...”.
“Ah, como dói o baú...”.
“O relógio de bolso parece querer caminhar...”.
“Uma rosa de plástico...”.
“Ainda perfuma aroma...”.
“Só que agora de saudade e naftalina...”.
“Tudo diante dos meus olhos...”.
“Da minha lágrima...”.
“E de minha mão trêmula...”.
“Também com medo...”.
“Por medo de me derramar lentamente...”.
“E no baú também me amoldar...”.
“Para sempre...”.
“Até que um dia alguém...”.
“Ali me encontre em retrato...”.
“Apenas uma fotografia...”.
“No baú...”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: