SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RECEITA DO DIA (Crônica)


                                           Rangel Alves da Costa*


A cada dia uma nova receita, um sabor diferente. Na cozinha está difícil, pois tudo muito caro, difícil de aquisição, mas imprescindível que se procure ter um alimento, uma porção de afazer, sempre diferenciado a cada novo dia da vida.
Contudo, não trato aqui sobre fórmulas culinárias de preparação de pratos e guloseimas. Não. Cuido da receita como procedimento para se obter o melhor resultado em relação a algo: a utilização de coisas simples para o alcance de grandes objetivos.
Recolha os ingredientes de dentro de si, disponha-os perante os seus objetivos e vá cumprindo cuidadosamente cada etapa daquilo que a receita do dia pede. Escolha o que vai fazer hoje, amanhã, depois... Dentre tantas, você poderá escolher:
Sonhos recheados com realidade: os sonhos bons são os melhores ingredientes para buscar torná-los realidade. Assim, recolha cada sonho, coloque-o na pauta do seu dia, se esforce ao máximo para que tudo aconteça.
Café sem açúcar para molhar pão dormido e sem manteiga: porque na vida nem tudo é doçura, alegria, festa, comemoração, delicioso sabor. De vez em quando será preciso começar o dia experimentando uma realidade mais difícil, mais dura. Ao tomar o café sem açúcar, logo lembrará que muitos não possuem nem café nem mesa, muito menos o pão sem manteiga que acompanhará a primeira refeição do dia.
Bolinhos de chuva com pitadas de solidão e saudade: se a vidraça estiver fechada na manhã ou tarde chuvosa, se aproxime dela e veja o vidro turvado e sinta o barulho dos pingos batendo e descendo até o umbral. Se não estiver forte, será até bom abrir um pouquinho para mirar o tempo chuvoso por instantes. Numa situação ou noutra, certamente se sentirá solitário e saudoso. E não haverá momento melhor para transformar a solidão em viagem de relembranças daquilo que sente tanta saudade.
Janela aos quatro olhares, recheada com contentamento e satisfação: logo ao alvorecer, assim que levantar corra para a janela, escancare-a, comece a mirar e admirar tudo ao redor. Nesse momento do dia as flores já estão viçosas, bonitas, os passarinhos cantam alegremente, as borboletas voejam seus coloridos, a natureza sussurra, o sol leve aquece o corpo, conforta a alma e engrandece o espírito. Não há receita melhor para começar o dia com alegria no coração e disposição para a vida, alicerçando o espírito para que dali em diante tudo seja de contentamento e satisfação.
Prato vazio e sem qualquer certeza do alimento que ele receberá mais tarde: é de suma importância que o indivíduo sempre considere a existência de um prato vazio ao seu lado e que ele poderá receber um alimento delicioso ou algo realmente imprestável. Numa metáfora, o prato vazio é o desconhecimento do que poderá acontecer no percurso do dia, e o alimento é o esforço que a pessoa terá para que nele não seja colocado o que não quer experimentar. Daí lutar para conseguir o melhor alimento, que nada mais do que ter um dia com paz e produtividade.
Sal do suor antes do doce da realização: para experimentar o apetitoso e agradável sabor da realização, com o doce na medida do conquistado, será preciso trabalhar, suar, se esforçar ao máximo. Do sol que escorre do rosto é que o homem se alimenta, do seu sacrifício cotidiano é que tira sua sobrevivência. Pode ser tudo muito difícil, muito salgado, até difícil de aceitação. Mas quando o trabalho é feito e o resultado é colocado à mesa, logo se verá que não há alimento mais doce e saboroso.
Lua na tigela com faíscas de estrelas para enfeitar: depois que a noite cai e chega a hora do recolhimento, o trabalho realizado é colocado no armário e passa-se então a aproveitar de cada momento daquele restante do dia. Nada melhor do que apreciar a beleza da noite, a luz do luar e tentar enxergar os segredos das estrelas. Instante de paz e de recordação, será também o momento de se viver a dois, chamando a lua do quintal para iluminar o amor que é tudo.
Sobremesa surpresa: prepare com sua receita própria.



Poeta e cronista
e-mail: rac3478@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com   

Nenhum comentário: