SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

NOSSA SENHORA DA VELA APAGADA (Crônica)

                          
                                              Rangel Alves da Costa*


Falei sobre Nossa Senhora da Vela Apagada porque também existe uma Nossa Senhora da Vela Acesa. Sou devoto das duas e de todas as Nossas Senhoras que possam existir.
Há tempo certo atrás desconhecia totalmente tanto a da vela acesa como a da vela apagada. Contudo, depois que adquiri um oratório e o coloquei por cima de um móvel, bem guarnecido por algumas belíssimas imagens sacras, estas duas santas, numa só santidade, passaram a fazer parte do meu cotidiano religioso.
Eis que acostumei ter sempre uma vela acesa ao lado do oratório, logicamente bem protegida contra algum incidente que provoque incêndio. E pela necessidade de ela estar sempre acesa, então optei por utilizar velas de sete dias. Uma vez acesa, somente depois desses dias para renovar a chama.
Contudo, pessoas conhecidas chegam diante do meu oratório e logo procuram também acender uma vela, só que dessas menores, comuns, que sempre tenho à disposição numa espécie de armário envidraçado ao lado do pequeno templo.
E quando as pessoas se aproximam, em tom de brincadeira, vou logo perguntando se veio acender uma vela para Nossa Senhora da Vela Apagada. Tal fato virou costume e tradição, ditado normal que todo mundo acostumou a repetir: Vim acender uma vela pra Nossa Senhora da Vela Apagada!
Lembram da vela apagada, acendem a chama, e depois começam a orar para Nossa Senhora da Vela Acesa. Não que exista uma imagem representativa de uma ou outra santa, apenas a vela acesa ou apagada, mas certamente há uma intencionalidade tão forte que pressuponho a mais pura afirmação da fé.
Ora, à primeira vista, uma vela apagada, ou apenas um restinho de vela, ou ainda somente o local de colocá-la, não possui nenhuma significação especial. Contudo, basta lembrar o fato de que o pensamento na vela apagada logo desperta a necessidade de acendê-la na intenção de Nossa Senhora, então logo se conclui da força significativa que possui essa vela ainda inexistente ou abrandada.
A vela apagada chega à mente como uma necessidade espiritual, algo de fé que precisa ser providenciado. Lembrar que naquele local existe uma vela e que precisa ser acesa para que sua prece, sua oração ou seu pedido seja atendido, caracteriza-se como devotamento e reconhecimento da importância até daquela chama que falta e precisa ser acesa.
Mas há que se considerar que o fato de a vela estar apagada ou acesa não implica em pensar em luz e escuridão, em treva e fulgor, em obscuridade e clareza. Não se concebe assim porque a chama apagada está na presença de uma Nossa Senhora, do mesmo modo quando está acesa. Há que se considerar, isto sim, que uma Nossa Senhora espera a presença do devoto para fazer-se luz conjuntamente; enquanto que a outra Nossa Senhora confirma a luz do devotamento.
Compreender a importância de Nossa Senhora da Vela Apagada seria também entender o significado profundo que possui uma vela que ainda não foi acesa. E para que os cristãos, devotos, beatos e demais religiosos precisam de velas? Ora, basta a sua visão ou imaginação para afirmá-la como luz, como instrumento de aproximação da santidade, como chama clareando o encontro com a divindade.
Ainda que esteja apagada, a vela logo é luz aos olhos de todos. Daí a importância de Nossa Senhora da Vela Apagada, que nada mais é do que essa ideia de chama, esse brilho poderoso adormecido, onde alguém é convidado a acendê-lo para chamar outra santa para a benção da fé. Para invocar Nossa Senhora da Vela Acesa.
Como observado, o que começou como verdadeira brincadeira logo se transformou em crença absoluta. Ao menos para mim e aqueles que compartilham do meu oratório. E assim também é com a religião, a fé e a inabalável crença que possuímos na força da santidade. Tudo existe, mas cabe a cada um, dentro do seu pensamento e do seu coração, confirmar sua existência.



Poeta e cronista
e-mail: rac3478@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: