SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 31 de maio de 2012

ESTÓRIAS DOS QUATRO VENTOS: ALI O SILÊNCIO, ALI A SOLIDÃO... (36)


                                                Rangel Alves da Costa*


As pessoas de bom coração que acorreram para se despedir do menino passaram a noite inteira e entraram madrugada adentro entoando os cantos de encomendação da inocente alma.
Quando a manhã surgiu numa amarelada tristeza, alguns, cerca de oito ou nove, ainda estavam ali velando a morte traiçoeira. Foram preparados cafés, servido bolachas e até aguardente apareceu por ali. Era costume agrestino que fosse assim.
Crisosta havia se mantido firme todo tempo, ainda que por dentro não se aguentasse. Quase não falava, não acompanhava os outros nas incelenças, geralmente caminhando pelo lado de fora da casa com os olhos cortando a noite e mirando a lua. Será que estava buscando respostas?
Depois das nove horas alguém falou que precisavam ultimar os preparativos para o enterro. Tinha de ser antes das dez porque o dia ainda seria de muito trabalho para os que estavam ali. Só restava mesmo conduzir o caixão até o local do sepultamento. Depois a vida haveria de continuar. E assim sempre acontece.
Logo cedinho dois homens se dirigiram até o seio da mata para abrir a cova. Decidiram que não haveria melhor jeito de homenageá-lo do que sepultando ali no meio do mato, debaixo da terra por onde tanto caminhava todos os dias nas suas caçadas, nas suas brincadeiras de pegar passarinho, nos seus passeios para ver se encontrava fruta do mato.
Menino traquina, caçador de preá e de passarinho, não perdia a oportunidade de colher o araticum que encontrasse, de encher a boca de araçás vermelhinhos ou amarelinhos, de se lambuzar debaixo dos umbuzeiros carregados. As frutas, os doces da natureza, sobrariam dali em diante.
Crisosta, acompanhada de quatro mulheres, seguiam atrás do caixão. Este era conduzido por quatro amigos das redondezas, aqueles mesmos que não haviam arredado o pé dali instante algum. E as mulheres agora entoavam cantos de caminhada ao último leito.

“Lá vai essa alma
Erguida do chão
No silêncio das horas
Tão grande aflição

Imensa aflição
É a sepultura
A terra mais fria
É a cobertura

Uma incelença
Que nos deu no paraíso
Adeus, irmão, adeus
Até o dia de juízo

Duas incelença
Caminhando pro céu
Tão menino na vida
No mundo ao léu”
E quando o cortejo já ia entrando na mata aconteceu algo realmente inexplicável. Passarinhos surgiram de todo canto, as galhagens secas começaram a farfalhar, as árvores ossudas pareciam tremer, o vento soprava diferente, muito mais agoniado.
Logo se espalharam os barulhos e murmúrios da mataria. Os bichos se aproximavam sem medo das pessoas, sem se importar com que estava por perto. Preás, tatus, pebas, seriemas, gato do mato, caititu. Juravam que avistavam cobras, outros diziam ter avistado sombras que pareciam de onça.
E ao chegar ao local do sepultamento, assim que o caixão desceu ao chão, urros, ganidos, silvos, berros, miados, todos os sons dos bichos tristemente ecoaram. Todo mundo chorava diante de tantos motivos de dor e da incompreensível beleza.
Olharam pra cima e avistaram as nuvens enegrecidas. Era ainda manhã, mas parecia chegando pleno anoitecer. E tudo num repente, até o instante em que a última pá de terra foi jogada na cova.
Continua... 



Poeta e cronista
e-mail: rac3478@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: